3º encontro Redentoristas em Formação Europa-Sul



Pois é! Foi em Roma, e foi esta semana! O 3º encontro de redentoristas em formação da Europa-Sul! Ah pois! A coisa é importante, Itália, Espanha, França e Portugal, todos os redentoristas reunidos!
Bem, agora a sério, desde há três anos que os redentoristas destes paises que caminham na fase da formação nos encontramos, num encontro de formação e reflexão à volta da nossa caminhada de discípulos de Jesus como redentoristas, e também de convivio e partilha!

Este ano o tema foi a nossa Missão como anunciadores do Evangelho: partilhamos sobre algumas dimensões e critérios importantes que nos ajudam a ser fiéis a esta Missão, como a importancia da comunidade, a liberdade na procura dos melhores meios e formas para a evangelização, a opção a favor do surgimento de ministérios e carismas nas comunidades.

Desde as origens da CSsR que Afonso projectou uma Comunidade de missionários, companheiros, que se entregasse de modo total e pleno à evangelização das zonas e populações a quem a Igreja não chegava com uma Boa-Noticia. Apesar das diferenças de carismas e serviços, os redentoristas procuram construir juntos uma comunidade de irmãos que se entrega à evangelização, sabendo que assim o anuncio se torna mais fecundo. Este critério ou projecto torna-se um dos elementos que nos identifica como redentoristas: «Os Redentoristas, para corresponderem a sua missão na Igreja, exercem a obra missionária de modo comunitário. Pois, a forma apostólica de vida em comum abre, do modo mais eficaz, o caminho para a caridade pastoral» (Constituição 21).

Do mesmo modo, outro critério essencial é a Liberdade na procura das melhores formas e meios para a evangelização. Deste modo, as comunidades dos redentoristas devem adaptar e renovar os meios e formas pelas quais dedicam o seu anúncio, e não podem deixar-se prender em estruturas, hábitos e linguagens que já não permitem esta Liberdade. Faz parte da nossa opção em procurar viver a total disponibilidade para o anúncio. «No desempenho de sua missão procura a Congregação agir com iniciativas audazes e com grande zelo. Chamada a cumprir fielmente, através dos tempos, a obra missionária, que lhe foi confiada por Deus, evolui sempre na forma de exercê-la» (Constituição 13).

Por fim, uma figura que nos acompanhou nesta caminhada foi a do redentorista Clemente Hoffbauer (1751-1820), o primeiro redentorista não italiano e o principal responsável pela expansão da congregação para além da Itália. Recordámo-lo como pertencentes a uma Tradição de redentoristas que, com a sua história, procuraram ser fiéis ao Evangelho de Jesus, e por isso se tornam um exemplo para nós; no caso de Clemente foi a sua entrega e audácia, procurando abrir o anúncio do Evangelho em contextos que não facilitavam esse anúncio (em plena época de Napoleão). Em 2009 celebramos o centenário da sua canonização, podem conhecer melhor a sua história aqui.

Pronto, aqui está a nossa partilha. Convido-vos a visitar estes sites de redentoristas que também participaram no encontro. Um grande abraço!

RedenRedes: blog de Miguel Castro cssr, redentorista espanhol
PGVRVoc: blog dos redentoristas estudantes italianos



1 comentário:

Anawîm disse...

Que coisa!...

Uma liberdade audaciosa... com garra... com iniciativa para encontrar sempre as melhores formas possíveis de fazer chegar a todos a Notícia de Jesus e do Reino/Família de Deus...

Olha Rui... este blog está mesmo muito bom. Agradeço-te muito estes textos que vais partilhando por aqui. Um abraço