Há 277 anos...

Eram meia dúzia, neste dia, há 277 anos... 277 anos nos separam daquela manhã do dia 9 de Novembro de 1732 em que, numa aldeia pequenina no cimo de uma montanha virada para o mar - Scala - houve quem se comprometesse a Anunciar o Evangelho de Jesus às gentes mais abandonadas daquelas bandas, longe dos salões dos senhores e barões de Nápoles, longe dos incensos e solenidades das suas basílicas e igrejas "de primeira"...

Não foi um início assim tão heróico nem brilhante... passados poucos meses já estavam dispersos! Não fizeram nada de grandioso ou que enchesse o olho do mundo da altura. Mas, verdade verdadinha, o que é "grandioso"?

Uma coisa eu sei: sem eles, eu hoje não seria quem sou. E dever a própria vida a alguém, para mim, é grandioso! Sem aquela manhã de 9 de Novembro, sem aquela decisão, sem aquele compromisso da meia dúzia não me entendo a mim mesmo como gente, hoje. Não eram nada de especial... cada um com as suas manias, cada um com as suas coisas, cada um com a sua verdade e também as suas sombras... cada um assim, com os cada uns de cada qual...

Mas só Deus sabe o que faz com o barro a que deita as mãos... Em 277 anos pergunto-me pelo número de pessoas cuja vida ficou profundamente transformada por causa daquela manhã... Quantos milhares de missionários redentoristas espalhados pelo mundo fora, durante estes quase 300 anos... Quantos familiares seus... Quantos milhões de pessoas os conheceram, os amaram, escutaram da sua boca o Evangelho da Vida e reconheceram nas suas atitudes a Boa Notícia da Salvação...

Será possível "medir" as consequências da fidelidade? Da fidelidade aos momentos mais simples, mais entusiasmados, ainda que não grandiosos aos olhos do mundo, ainda que não pomposos? Será que conseguiremos alguma vez "medir" as consequências da nossa fidelidade aos momentos mais pequenos? Como aquele, naquela manhã de outuno em Scala?

Ou será que essas "contas" têm mesmo que ficar para Deus e a nós fica-nos o desafio da FIDELIDADE?

Ano após ano, neste dia, não deixo de me espantar e louvar o Bom Deus pelas consequências admiráveis daquela reunião de meia dúzia de amigos, no dia 9 de Novembro de 1732, em Scala... e, já agora, de sentir-me vaidoso por pertencer a esta história, a esta aventura do Espírito no meio da sua Igreja que me faz ser Missionário Redentorista.

Sem comentários: