Bem-Vindo

Olá, bem-vindo ao nosso novo blog! Agora em Agosto, neste ritmo ligeiro, assim de férias, há tempo para preparar estas coisas... Espero que te seja útil!

A ideia deste blog é dar a conhecer um pouco melhor este caminho de viver como discípulo de Jesus a que chamamos de redentoristas. A Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR) é uma família, na Igreja, de discípulos de Jesus Cristo que procuram dedicar a sua vida, totalmente, ao serviço do Evangelho do Reino. É uma família de missionários que se entregam ao anúncio do Evangelho, de variadíssimas formas.

Somos uma família de missionários fundada por um italiano chamado Afonso de Ligório, no século XVIII. Como presbítero em Nápoles, Afonso encontrou-se com a realidade de tantas pessoas a quem o Evangelho não era anunciado como tal, como boa-noticia, por causa das falhas ou incapacidades da Igreja; assim Afonso, guiado pelo mesmo Espírito Santo que um dia guiou Jesus no anuncio do Reino, entregou a sua vida àqueles que chamou de "abandonados", e nessa aventura foi acompanhado de outros missionários - e nasceu a Congregação do Santíssimo Redentor. Uma das funções deste blog é apresentar a vida e experiencia de Afonso de Ligório: podes conhecer a sua história clicando na sua imagem, ao lado.

Ao longo de uma história com 276 anos, os redentoristas foram aprofundando o seu carisma, espiritualidade e missão na Igreja. Um carisma (do grego Karis, que significa Graça) é uma resposta que o Espírito Santo suscita para responder a uma necessidade do Reino, a partir das capacidades e disponibilidade de uma pessoas; numa congregação, esse carisma, essa resposta do Espírito pelo Reino reune diversas pessoa. Assim, os redentoristas procuram deixar-se consagrar pelo Espírito para o anúncio do Evangelho, respondendo assim à necessidade de tantas pessoas que ainda não o conhecem ou não o conhecem como ele deve ser: boa notícia, novidade, resposta de alegria, diante de um Acontecimento: a inauguração do Reino de Deus, da Salvação na Ressurreição de Jesus. De entre todas as pessoas que não conhecem ainda o Evangelho, os redentoristas dirigem-se de maneira preferencial aos pobres e excluídos, como sinal de que a missão de Jesus continua hoje no Amor salvador de Deus.

E chamamo-nos redentoristas como discípulos de Jesus Ressuscitado a quem proclamamos de Redentor: nele revela-se o Amor fiel e vitorioso de Deus que assume a Humanidade como Projecto de Salvação, como Amor de Perdão que vence todo o pecado e todas as forças de morte. Porque o Evangelho é uma Boa-Noticia de um Ressuscitado vitorioso, no Amor, até sobre a morte. Podes aprofundar aqui melhor o sentido deste anúncio da Redenção, assim como o carisma e missão dos redentoristas.
Tens também o link para um blog criado pelo Rui Santiago, com algumas pistas sobre o discernimento vocacional, no encontro com Jesus. O Evangelho continua a precisar de ser anunciado e a precisar de vidas disponíveis...

Como família no seio da Igreja, os redentoristas vivem unidos por um projecto de seguimento e caminho no Evangelho a que chamamos de Constituições. É pelas Constituições que aprofundamos o nosso carisma. As Constituições são um projecto de seguimento de Jesus a que chamamos de Vida Apostólica: como discípulos de Jesus, experimentamos o envio a anunciar o seu Evangelho. Os redentoristas vivem a sua missão em comunidade, aprofundando a sua relação com Jesus e partilhando juntos o serviço pelo Reino. Podes conhecer o texto integral das nossas Constituições, no link ao lado.
Este blog está ligado a alguns sites dos redentoristas em Portugal. Em Portugal somos cerca de 45 redentoristas, em 7 comunidades: podes conhecer onde nos encontramos e o que fazemos no site da Província Portuguesa. A nossa comunidade de formação, dos redentoristas mais novos, é em Vila Nova de Gaia: neste momento somos três companheiros, o Rui Santiago como presbítero e o Gustavo Cabral e eu como estudantes de teologia.

Também podes conhecer melhor o trabalho dos redentoristas em todo o mundo, assim como a história dos santos e beatos redentoristas, no site oficial do Governo-Geral.

Finalmente, estamos ligados ao Jovens Redentoristas, uma família de jovens de todo o país que caminhamos juntos no aprofundamento da nossa fé e no seguimento de Jesus como cristãos. Podes conhecer melhor a nossa caminhada, assim como entrar em contacto connosco, através do site dos Jovens Redentoristas, ao lado.

Pronto, já chega de apresentações: espero que te seja útil e interessante conhecer-nos melhor. Para mim pessoalmente, ser redentorista é o projecto essencial da minha vida, em Aliança: caminho como discípulo de Jesus e procuro entregar-me totalmente ao aprofundamento do mistério da Fé e ao anúncio e testemunho do Evangelho. E sou feliz a viver deste maneira, por isso partilho este Projecto para que o possas conhecer também. Um grande abraço!

Rui Pedro Vasconcelos cssr
ruipedro.cssr@hotmail.com

3 comentários:

Sol da manhã disse...

ALELUIA!

Já não era sem tempo...alguma coisa fresca e nova no mundo dos blogues... e ainda por cima, que me interessa e me chama a atenção eheheheheheheh! QUE BOM!

Também andarei por aqui!

Muito Obrigado.

Até já!

Rui Vasconcelos disse...

Bem-vinda, Sol da Manhã! Aqui este blog não terá novidades muito frequentes, vale mais pelo material de informação que tem. Em todo o caso, pode sempre aparecer alguma coisa de vez em quando! Espero que te seja útil!

Um abraço!

Mestre em Educação,Cultura e Organizações Sociais (FUNEDI/UEMG) disse...

Rui...posso chama-ló de amigo??? já? Meu confrade espiritual...Quero ser Oblato,pois ja sou do clero diocesano mas apaixonado por S Afonso e os Redentoristas.Parabens pelo blog.Envie-me sempre materiais da Congregaçao.Posso contar com Vc? Ainda nos encontraremos por aqui.Abraça-o com afeto,seu Pe Gilmar